Libertadores

17 horas de viagem, mil km de estrada e a paixão pelo Inter: santa-marienses vão a Buenos Aires torcer pelo Colorado

17 horas de viagem, mil km de estrada e a paixão pelo Inter: santa-marienses vão a Buenos Aires torcer pelo Colorado

Foto: Luís Gustavo Santos (Diário)

Agora tudo é Libertadores para o Inter. O time se prepara para o jogo mais importante da temporada até o momento. Nesta terça-feira (1º), o Colorado entra em campo pelo jogo de ida das oitavas do torneio, contra o gigante River Plate. Para conquistar o tão sonhado tricampeonato da América, além de vencer o atual campeão argentino, o Colorado vai precisar encarar outro adversário: a pressão da torcida no maior estádio do continente. Desde o início do ano, o Monumental de Núñez teve a capacidade ampliada para 83.198 torcedores. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Mas, como diria um dos cantos mais populares da torcida colorada, “Te sigo em todas as partes, em todos lados”. Não importa onde, ou com qual adversário, o Inter não joga sozinho. Cerca de 2 mil apaixonados pelo clube farão jus à letra e estarão presentes para apoiar o time comandado por Eduardo Coudet. A torcida esgotou todos os ingressos disponibilizados para o setor visitante.


A Região Central também estará representada neste confronto que vale a vida do time na Libertadores. Organizado pelos consulados do Inter de  Santa Maria e de Santa Cruz do Sul, um ônibus, com 53 torcedores, saiu da cidade em direção à Buenos Aires, na tarde desta segunda-feira. O consulado também estima que outros 80 colorados se desloquem de carro ou avião até o país vizinho.


– Foi difícil organizar. É uma viagem longa e o valor se torna caro para o bolso,  financeiramente não está fácil para ninguém. Mas o consulado correu atrás e conseguiu organizar, foi muito importante mobilizar o torcedor para esse jogo. Agora, paramos, olhamos para trás e pensamos: valeu muito a pena a correria – conta Márcio Brussa, vice-presidente do consulado do Inter em Santa Maria. 


Apaixonado pelo Inter desde criança, o sushiman Luiz Artur dos Santos Rocha, viajou de Passo Fundo para acompanhar a excursão. Para ele, as 17 horas de viagem para percorrer 1.040 km são apenas detalhes. 


– Depois da primeira vez que eu acompanhei o Inter no estádio eu nunca mais parei. Quando se trata do Colorado a gente não pensa muito, só decide e vai. O jogo na Argentina Vai ser difícil, mas estou com fé que vamos ser pé quente e voltar com um bom resultado  – afirma o torcedor fanático. 


Amigos há mais de 30 anos, Ademir Gonçalves e Marcelo Neves Silva, vão para Buenos Aires pela primeira vez também. A parceria entre os dois se fortaleceu ao longo das décadas nas arquibancadas do Estádio Beira-Rio. 


– É a realização de um sonho. É a primeira vez que vou fazer uma viagem internacional para assistir o Inter. Meu sonho de consumo era conhecer Buenos Aires e quando o Marcelo me convidou eu não pensei duas vezes – conta Gonçalves.


Marcelo Neves Silva, que também é membro do consulado, garante que a amizade entre os dois foi fortalecida pelo amor em comum ao Inter:


– Fomos colegas de Base Aérea. Depois que eu saí do serviço militar, passamos a nos encontrar nas filas de jogos ou em bares e o contato foi se fortalecendo – lembra. 


Seja na Argentina ou no Brasil, nas arquibancadas ou no sofá de casa, as expectativas do torcedor colorado para o primeiro jogo são as melhores possíveis. Na terça-feira (8) da próxima semana, os dois times se enfrentam na partida de volta, que será realizada no Beira-Rio. Até o momento, o consulado santa-mariense já está organizado para a partida em Porto Alegre.


– Já estamos com quatro ônibus fechados desde segunda-feira passada e já estamos chegando em um quinto ônibus. Eu espero que busquemos um bom resultado na Argentina para depois decidir em casa – afirma Brussa.


Em comum, todos os torcedores estão esperançosos, apesar da complexidade do jogo. 


– Um empate tá de bom tamanho, 1 a 0 melhor ainda. Mas o mais importante é o nosso lazer com a viagem. O resultado se vier será muito bom também – ressalta Marcelo Neves Silva. 


River Plate x Inter

O que – Jogo de ida das oitavas de final da Libertadores 2023

Onde – Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina

Quando – Terça-feira (01), às 21h

Como assistir – No canal fechado ESPN 4 e via streaming pelo Star+


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atleta de Santa Maria é campeão gaúcho sub-17 pelo Grêmio Anterior

Atleta de Santa Maria é campeão gaúcho sub-17 pelo Grêmio

Associação dos Surdos de Santa Maria conquista dois títulos e um vice estadual Próximo

Associação dos Surdos de Santa Maria conquista dois títulos e um vice estadual

Esportes